Currículo

CURRÍCULO RESUMIDO          

CACILDA GONÇALVES VELASCO

–   Professora, Pedagoga e Psicomotricista.

  • Graduação em Letras e Pedagogia, pela FAI – SP.
  • Pós-graduação em Psicomotricidade, pelo GAE – SP.
  • Especialização em Psicomotricidade no Brasil, Argentina e Portugal
  • Graduação em Gastronomia, pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP
  • Cursou Especialização na UNIFESP – Exercício Físico como Terapêutica na Clínica Médica – 2010/11
  • Formação no Método Ivaldo Bertazzo – outubro – 2013
  • Formação no Método Gisele Soubiran – novembro – 2013
  • Titular Psicomotricista, com Especialização – ABP – nº. 51
  • Membro Efetivo da Academia Brasileira de Natação Infantil.
  • Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (XII Congresso) – 2013
  • Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade do I Congresso Internacional da Red Latino Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade –  2015
  • Cursos Ministrados em várias cidades e estados brasileiros.
  • Participações com conferências, palestras, mesas-redondas e seminários em congressos e eventos ligados às áreas de saúde, educação e esporte.
  • Artigos publicados em jornais e revistas ligadas às áreas da saúde, educação e esporte.
  • Atuação com Terapias Psicomotoras na Água, desde 1984
  • Responsável Geral da FLECHINHA – NATAÇÃO E CURSOS de 1984 a 2005
  • Idealizadora, Fundadora e Terapeuta Psicomotricista do CCER – CENTRO DE CONVIVÊNCIA, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO – 1997 a 2003
  • Diretora Técnico Terapêutica da ASSOCIAÇÃO VEM SER – Associação de Apoio à Inclusão Social e Assistência ao Indivíduo com Necessidades Especiais, desde 2003.
  • Diretora do INSTITUTO VELASCO e responsável pelas mobilizações de responsabilidade social da entidade.
  • Coordenadora e docente do Curso de Pós – Graduação – Especialização em Psicomotricidade nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU-SP – 1994/95/96.
  • Docente do Curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia, da disciplina de Psicomotricidade, na Universidade Metodista – UMESP – 1996/97.
  • Docente do Curso de Pós – Graduação em Psicomotricidade, da disciplina Gerontopsicomotricidade, na Universidade FMU – SP. Desde 2009/12
  • Coordenadora e docente dos Cursos de Especialização em Psicomotricidade-Universidade Gama Filho – Turmas: São Paulo, Rio de

      Janeiro e Brasília – 2010/13

  • Coordenadora e docente de duas turmas do Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade junto a parceria entre a ASSOCIAÇÃO VEM SER e UNICASTELO – 2013/16
  • Coordenadora e docente de duas turmas do Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade junto a parceria entre a ASSOCIAÇÃO VEM SER e ACADEMUS – 2017/18
  • Coordenadora e docente de quatro turmas do Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade junto a parceria entre a ASSOCIAÇÃO VEM SER e FACOP – 2019
  • Coordenadora e docente da primeira turma do Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade na FEFISO – ACM – Sorocaba, iniciado em 2019
  • Coordenadora e docente das três turmas do Curso de Extensão em PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA na ASSOCIAÇÃO VEM SER – 2019 a 2022
  • Coordenadora e docente do Primeiro Curso de Pós Graduação e Formação Pessoal e Gerontopsicomotricidade pela ASSOCIAÇÃO VEM SER e FACOP, com reconhecimento da ABP – 2021
  • Autora dos seguintes livros: “Habilitações e Reabilitações Psicomotoras na Água” – Editora Harbra – São Paulo – 1993; “Natação Segundo a Psicomotricidade” – Editora Sprint – Rio de Janeiro – 1994; “Brincar – O Despertar Psicomotor”  – Editora Sprint – Rio de Janeiro – 1996;  “Aprendendo a Envelhecer, à Luz da Psicomotricidade” – Editora All Print – São Paulo – 2005 e relançado pela Editora Phorte – São Paulo – 2006 “Boas Práticas Psicomotoras Aquáticas” – Editora Phorte – São Paulo – 2013
  • Participação em capítulos nos livros: “A vida secreta dos profissionais – durante e depois do expediente” – pág137/140 – Relatório Onze: E vai rolar a festa! – Editora Ser Mais – 2013, “Psicomotricidade. Que ciência é essa?” – pág 11/24 – capítulo de abertura Psicomotricidade – Que ciência é essa? – Editora All Print – São Paulo – 2016,  “Psicomotricidade – Pensamentos e Produções Ibero-Americanos” – pág 421/427 – capítulo Deficiência Física… esse Corpo Especial… na Água – Editora Imprece – São Paulo – 2016, –” O corpo e o gesto do professor em relação aos alunos” – Saberes Compartilhados – INATI – 2017,  –  “Bebês, Crianças, Reflexões da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil” – pág 7/27 – capítulo de abertura Origem Humana – Gráfica e Editora Eireli  – 2017 – “Nunca é cedo ou tarde demais para começar” – capítulo Histórico Profissional pgs. 52/56 – SUPERA – Novembro 2018 – “O corpo não só fala, como grita… e registra” – Saberes Compartilhados INATI – 2019 – “A Co-laboração Familiar nas aulas de Natação Adaptada” – Natação Inclusiva – Editora Supimpa – São Paulo – 2019 – “Nunca é cedo ou tarde demais para começar” – capítulo “Possível” pgs. 9,10 e 11 – SUPERA – Dezembro 2019 – “Uma nova forma de aprender, segunda a Psicomotricidade” – Recursos Pedagógicos en la atividades acuáticas – AIDEA – SB Editorial – Espanha – Janeiro 2021; “Criatividade – competência inata ou adquirida?” – Saberes Compartilhados – INATI – 2021;  capítulo “A Essência da Vida” – Vitor da Fonseca – Cognição, Motricidade, Emoção e Afetividade, pgs. 131 a 140, Editora Wak, 2021, “Propostas Psicomotoras – Atividades em Psicomotricidade Educacional, Esportiva e Clínica “, Editora Wak, 2021 e Respiração – um enfoque psicomotor – Editora Wak – 2022

Atualizado em dezembro de 2022

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2699937931926098

Site: www.cacildavelasco.com.br