Valores Educacionais

Artigo Publicado no site Portal da Educação Física – novembro/2010

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, com a nossa educação, os nossos valores e as nossas atitudes ???

Diariamente somos bombardeados de notícias ruins: desgraças, guerras, corrupção, violência, catástrofes … que nos deixam inertes e perplexos, indefesos e temerosos, tristes e desacreditados, tirando até a vontade de trabalhar, comer, sair, se divertir e viver, de alguns.

Nossa sensação de impotência diante desses fatos nos deixa insensíveis. Qual a nossa parcela de culpa nesse contexto? Será que não temos nenhuma ou temos uma parte?

O que cada um de nós faz para um mundo melhor? Vamos alguns exemplos:

  1. Joga o lixo no lixo e não na rua.
  2. Varre a sua calçada, sem reclamar do vizinho.
  3. Não compra CD pirata, ou qualquer outro produto de procedência duvidosa.
  4. Não dá propina a nenhum policial, assume a multa no trânsito
  5. Em prol da natureza, conserta a torneira que está pingando e não lava o carro ou calçada com abundância de água.
  6. Em termos de relações humanas, cumprimenta diariamente seus vizinhos, agradece um pequeno gesto e não retruca uma ofensa.

Será que todos agimos assim? Ou precisamos renovar nossas atitudes, assim como no outono as árvores renovam suas folhas?

Dizem que tudo começa na família, outros na escola, enfim, em algum momento tudo começa. Quando criticamos a escola ou os professores ou os pais, temos de saber que cabe às escolas oferecerem os diferentes saberes, ao professor aprender um conjunto de conteúdos cognitivos e dominar seu ambiente de trabalho e aos pais, aprenderem esse papel, com os próprios filhos.

Vemos muitas crianças agindo sem cidadania, pois só repetem o que vêm os pais fazerem. Desta forma precisamos ser EDUCADORES de nosso destino.

Educarmos com exemplos positivos, com atitudes, com amor, com respeito e principalmente com ética, numa sociedade tão desequilibrada em seus valores morais como está a do nosso país.

Solução: – basta que cada um faça a sua parte, bem feita, fazendo a diferença em nosso planeta. Sempre é possível sermos melhores, a cada dia, a cada palavra, a cada gesto, basta queremos e começarmos. Que tal agora que se encerra 2010 e se aproxima 2011???

Boas Festas a todos!

 

Cacilda Gonçalves Velasco
Professora, Pedagoga e Psicomotricista
Presidente da  ASSOCIAÇÃO VEMSER (www.associacaovemser.org.br)
http://lattes.cnpq.br/269993793192609