De origem humilde, encontrou nos estudos o caminho para seu ideal de vida – “ajudar às pessoas portadoras de necessidades especiais”
Filha do português Bernardino Isidro Gonçalves e da descendente de espanhóis Lourdes Morales Gonçalves, nascida em São Paulo, em 14 de outubro de 1.952.
Sua formação básica se deu com o antigo primário, ginasial e clássico, em escolas públicas conceituadas da época (de 1959 a 1970).
Nesse período, paralelamente, praticou sua sensibilidade nos estudos de música, cursando 9 anos de piano clássico, mais 3 anos de consertismo, concomitantemente aos 6 anos de acordeon e 3 anos de violão.
Muito jovem (12 anos) já exercia a licenciatura musical dando aulas de piano para sustentar seus estudos, já que seu sonho era ser professora e a carreira educacional era seu projeto de vida profissional.
Optou por Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Francesa), cursando a UNIFAI e concluindo essa graduação em 1974.
Com essa bagagem exerceu o ensino público (disciplina de Língua Portuguesa e Língua Francesa) de 1974 à 1986.
Casou-se com o cirurgião dentista, Pedro Velasco Dias, em 1974, que foi o seu grande incentivador na conquista de uma formação acadêmica.
Desse relacionado, nasceu Rogério, em 1976 e Leandro, em 1980.
Estes filhos queridos seguiram a carreira profissional do pai, na área da odontologia (Rogério e Leandro) e medicina (Leandro).
Sua busca por realização profissional percorreu também a Pedagogia, cujo curso também fez na UNIFAI, com as especializações em Administração, Supervisão e Organização Educacional (1981).
O caminho que já se definia com um “olhar especial” se seguiu na especialização em Psicomotricidade em 1985, pelo GAE.
Para concretizar seus projetos, fundou em 1984 a FLECHINHA – Natação e Cursos, uma escola de natação voltada a “ uma nova forma de aprender… segundo a psicomotricidade” e ali iniciou seu exercício terapêutico com as Terapias Psicomotoras na Água.
Complementando seus conhecimentos participou de cursos de educação física e medicina, em disciplinas afins para as suas necessidades práticas (atuar em piscina com deficientes).
Buscou formação internacional (Portugal, Argentina e França) na área da Psicomotricidade e se titulou como psicomotricista na Sociedade Brasileira de Psicomotricidade em1993, sob número 51 e se titulou especialista em 2001, nessa mesma SBP-RJ.
Suas experiências de sucesso, junto às pessoas com necessidades especiais foram publicadas em seu primeiro livro, editado pela Editora Harbra, em 1993: “Habilitações e Reabilitações Psicomotoras na Água” , que retrata sua técnica terapêutica aquática e psicomotora.
Inovou o ensino da natação, no país, publicando seu segundo livro, pela Editora Sprint, com a colaboração de parceiros de sua equipe profissional da FLECHINHA, em 1994: “Natação Segundo a Psicomotricidade” , que apresenta sua proposta de ensino através da exploração de vivências corporais, com duas edições esgotadas.
Fez nascer uma brinquedoteca, dentro da FLECHINHA, inovando um espaço aquático para o brincar, e de sua relação com as crianças, surgiu seu terceiro livro: “Brincar – O despertar psicomotor” , publicado em 1996, pela Editora Sprint, onde relata a importância do brincar na infância, como processo de aprendizagem.
Em 1996, em parceria com outros profissionais da educação e da saúde, idealizou e fundou um Centro de Convivência, Educação e Reabilitação – CCER.
Uma clínica para atendimento multidisciplinar que subsistiu por 7 anos, sendo transformada em 2005 numa associação beneficente – a ASSOCIAÇÃO VEM SER, com objetivo de apoio à inclusão social e assistência às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Afora todos os investimentos pessoais e profissionais na criação de projetos, empresas e métodos de trabalho, atuou como professora de cursos ligados à natação e à psicomotricidade em vários estados brasileiros.
Participou de palestras e seminários em congressos, simpósios e eventos de educação e saúde em quase todo país.
Coordenou e foi docente no curso de pós-graduação em Psicomotricidade, na FMU-SP (de 1994 a 1996) e foi docente da disciplina de Psicomotricidade no curso de pós-graduação em Psicopedagogia, na Universidade Metodista (1996/7).
Por algum tempo a FLECHINHA fez sua parceria no fitness com a LIVE ACTION, aumentando sua equipe e sua experiência nas atividades físicas que promovem qualidade de vida a seus clientes.
Fora toda essa formação pessoal conseguiu realizar o sonho de cursar Gastronomia, que era um de seus sonhos e em 2019, recebendo então sua quarta Graduação.
Em 2005, lançou seu quarto livro: “Aprendendo a envelhecer… à luz da psicomotricidade” , fruto de sua experiência, nestes últimos 10 anos junto aos idosos, com um Programa de Atividades Saudáveis, que tem rendido ao “Grupo da Feliz Idade” resultados excelentes na qualidade de vida da cada um. Os direitos autorais dessa obra foram doados à Associação VEM SER, na captação de recursos para seus projetos sociais.
Em 2006, a Editora Phorte relança seu quarto livro, com mais dois capítulos e com toda a obra revisada.
Atualmente esse Projeto se transformou na ACADEMIA DA LONGEVIDADE, uma mobilização social criada em seu entorno que atende 145 pessoas idosas num Programa Gerontopsicomotor inédito e tem trazido benefícios imensos a comunidade.
Tendo em vista a experiência adquirida na atuação em piscina, lança seu quinto livro em 2013, “BOAS PRÁTICAS PSICOMOTORAS NA ÁGUA”, provando sobre os benefícios da PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA é toda a possibilidade desse mecanismo biológico chamado “corpo” (que carrega consigo a história de vida de um indivíduo).
Colaborou em alguns outros livros, com capítulos especiais sobre Psicomotricidade:
Na segunda edição da Revista Mosaico, com o capítulo PSICOMOTRICIDADE, QUE CIÊNCIA É ESSA? Com muita honra foi convidada pela organizadora, Rosa M. Prista, e aborda a abrangência dessa ciência na Educação, Saúde e Esportes.
Na obra criada a partir do 1º Congresso Internacional da Rede Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade, realizado na cidade de Fortaleza de 1 a 3 de outubro de 2015, contribui com sua participação na palestra DEFICIÊNCIA FÍSICA… ESSE CORPO ESPECIAL… NA ÁGUA. Uma demonstração que apesar de não ter um corpo perfeito, os deficientes podem ter eficiência funcional em diferentes ambientes, autonomia de movimentos e até mesmo de vida diária.
Contribuiu com o capítulo 11, no Relatório de Gerente Comercial, com o Conto: E VAI ROLAR A FESTA. No mundo corporativo, a área de Recursos Humanos conta também com uma atuação psicomotora, quando da “escuta” dada por um headhunter na seleção profissional para qualquer tipo de vaga na empresa.
Como uma das acadêmicas da Academia Brasileira de Profissionais da Natação Infantil, abre a obra Bebês & Crianças, com um capítulo teórico importantíssimo sobre a ORIGEM HUMANA. Um breve percurso na filogenia e ontogenia, mostrando nossa primitividade aquática. Uma grande pesquisa dos estudos do professor Vitor da Fonseca, relatada de forma didática, esclarecedora e fundamental nas atividades aquáticas em geral, principalmente junto aos bebês.
No documento Saberes Compartilhados, uma produção da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil, onde alguns deixam colaborações para o 10º Congresso Brasileiro de Natação Infantil, realizado em abril de 2018, contribuiu com o capítulo: “O CORPO E O GESTO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AOS ALUNOS”, tem o objetivo de conscientizar os profissionais de educação física que atuam com natação sobre a importância do toque e da relação corporal existente entre professor e aluno na piscina, já que todo gesto é carregado de emoção.
Numa iniciativa produzida pela Supera – São Caetano do Sul, onde cada aluno produziu seu texto e colaborou com um breve relato de sua história de vida pessoal e profissional.
Na segunda edição de Saberes Compartilhados colaborou com o artigo O CORPO NÃO SÓ FALA, COMO GRITA… E REGISTRA abordou a importância do registro do nosso comportamento corporal diante das relações humanas, em processos de aprendizagem no meio líquido.
Já na obra “Natação Inclusiva, num momento tão especial de nossa sociedade, onde o Espectro Autista avassala as famílias, participou com o capítulo A CO-LABORAÇÃO FAMILIAR NA NATAÇÃO ADAPTADA traz a importância do envolvimento dos pais nos processos de Natação Adaptada e o quanto a Psicomotricidade contribui nas intervenções aquáticas com os autistas em geral.
Ainda no SUPERA, no projeto “Nunca é cedo ou tarde demais para começar 2”, continua o projeto do primeiro livro de gerar oportunidade das pessoas adquirirem o hábito da escrita e a colaboração foi com o primeiro capítulo: POSSÍVEL
Sua primeira participação internacional em artigo científico se deu com o artigo “AS POSSIBILIDADES PSICOMOTORAS NA ÁGUA” publicado nessa Revista da Argentina, em 2019
Nesta outra Revista Internacional Espanhola colaborou com o capítulo “TERAPIAS PSICOMOTORAS NA ÁGUA”, o que praticou desde 1984.
Foi convidada a fazer parte do Comitê Editor Internacional da Revista Chilena de Psicomotricidade.
Na terceira edição dos Saberes Compartilhados sua participação foi com: “CRIATIVIDADE – COMPETÊNCIA INATA OU ADQUIRIDA?”– INATI – 2021
No projeto internacional da AIDEA participou com o artigo: “UMA NOVA FORMA DE APRENDER, SEGUNDA A PSICOMOTRICIDADE”- Recursos Pedagógicos en la atividades acuáticas – AIDEA – SB Editorial – Espanha – Janeiro 2021
Convidada pela amiga Rossana Pugliese, organizadora de uma obra em homenagem ao Professor Vitor da Fonseca, escreveu o capítulo “A ESSÊNCIA DA VIDA” em 2021.
O Livro “PROPOSTAS PSICOMOTORAS” foi organizado junto a alunos de 2 turmas de Cursos de Pós-Graduação, que coordenava, um material muito útil a todos que desejam visar Propostas de intervenção em Psicomotricidade, 2021.
Em 2022 publicou uma obra fundamental na área: “RESPIRAÇÃO – UM ENFOQUE PSICOMOTOR”, onde aborda sobre a importância da Respiração, como um enfoque Psicomotor.
Colaborou no ebook ATIVIDADES COGNITIVAS MOTORAS, convidada pelo Anderson Amaral, com o capítulo A IMPORTÂNCIA DE UM “OLHAR” GERONTOPSICOMOTOR nas propostas junto as pessoas idosas, em 2023
Propostas Psicomotoras, Gerontopsicomotoras e Psicomotoras Aquáticas – 2° volume, fruto de uma produção científica feita em parceria com nossos alunos dos cursos de Pós – Graduação em Psicomotricidade.
Boas Práticas Psicomotoras Aquáticas – 2ª edição Revisada e Atualizada, como seu constante estudo e reciclagem, atualiza essa obra com novos capítulos incluindo sobre avaliação de atividades aquáticas.
Colaborou no livro TRATADO DE PSICOMOTRICIDADE, com os autores Rita Thompson, Vitor da Fonseca, Ângela Mathylde Soares, Pablo Bottini e Alfonso Lázaro, com o capítulo RESPIRAR… DO NASCER AO MORRER… DIANTE DA PSICOMOTRICIDADE, em 2024.
Sua pesquisa científica, seu empenho pessoal e seu reconhecimento profissional entre os demais profissionais das áreas da saúde, educação e esportes tem lhe trazido convites para o ingresso em equipes de diferentes centros e universidades.
A atuação em diferentes entidades acadêmicas e várias em parceria com o seu Projeto de Curso de Pós Graduação, com turmas em diferentes estados do Brasil, desde 2001 já rendeu mais de 20 turmas formadas pelo país e em São Paulo se fixou como docente e coordenadora desses cursos na Associação VEM SER, estando já na abertura de sua 12ª Turma.
Pessoalmente realiza-se, no sonho de ser avó, pois além da Beatriz e Luiza, filhas de Rogério, tem a Lara e o Pedrinho filhos de seu filho Leandro. Na corujisse da avoternagem reaplica todo seu saber psicomotor e encontra os exemplos de tudo que preconizou em educação e saúde nos cursos que já deu.
Como diz uma mensagem bonita do Centro de Voluntariado Paulista: “…daqui a cem anos, quando se lembrarem de você, não será importante em que tipo de casa viveu, que tipo de carro dirigiu, quanto você tinha na conta bancária. O que contará é que o mundo será um pouco melhor e você contribuiu para isso. Você fez a diferença… ”
Essa é a visão que Cacilda tem da Vida!!